quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Documentário: Malditos Cartunistas


Hoje às 20h será exibido o Documentário "Malditos Cartunistas" na Sala de Espetáculos do SESC Londrina. Após a exibição haverá um bate-papo descontraído sobre Humor Gráfico com o diretor do documentário Juca (Daniel Garcia) e os cartunistas Sassá, Fernando Borghi e Elton Silva.
Malditos Cartunistas traça um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil desde o Pasquim nos anos 60 até os dias de hoje. Com depoimentos gravados entre 2007 e 2010, traz quatro gerações de cartunistas como Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, André Dahmer, Angeli, Arnaldo Branco, Caco Galhardo, Chiquinha, Danilo, Fábio Zimbres, Fernando Gonsales, Glauco, Guazzelli, Jaguar, Laerte, Leonardo, Lourenço Mutarelli, Marcatti, Márcio Baraldi, Maurício de Souza, Nani, Ota, Reinaldo, Schiavon, Spacca e Ziraldo debatendo sobre o universo da profissão.
O longa-metragem, que é o 1º sobre o assunto no Brasil, preenche uma lacuna  dando voz e cara para esses artistas que embora não sejam muito presentes na mídia, fazem parte do cotidiano de milhares de admiradores carentes de material audio-visual e de reflexões. Realizado de forma independente sob os preceitos do “faça você mesmo” por Daniel Garcia e Daniel Paiva, cartunistas e editores da revista Tarja Preta, aborda temas como a rotina de trabalho, mulheres, censura, arte e mercado editorial. Numa conversa descontraída os autores acabam retratando a história recente do Brasil através do humor.
No dia 6 de setembro de 2010, o trailer do filme foi postado no youtube, o que atraiu a curiosidade de mais de 10.000 pessoas. A partir daí, foram lançados semanalmente 25 teasers, de em média 1 minuto cada, apresentando os personagens entrevistados, com material extra não utilizado no longa, aguçando ainda mais a curiosidade dos interessados. Na internet, Malditos Cartunistas possui, além do canal no youtube, facebook e twitter. 

O documentário, ainda em fase de finalização, teve sua pré-estreia na Rio Comicon em novembro de 2010 e na I Semana de Quadrinhos na Bahia, em dezembro. O ano de 2011 marca a participação efetiva do filme no circuito de festivais de cinema paralelamente aos eventos de quadrinhos, literatura e salões de humor. Em maio, o documentário foi exibido no FestiPoa Literária em Porto Alegre, com direito a mesa de debate com os diretores e três participantes do filme. 
Em junho de 2011, o longa foi selecionado para os festivais Cine Ouro Preto (MG) e Cinesul (RJ), onde ganhou o prêmio de júri popular. Foi exibido na I Gibicon em Curitiba em julho e no tradicional Salão de Humor de Piracicaba em agosto. Em setembro ganhou o Troféu HQ Mix, principal prêmio nacional de quadrinhos, na categoria “Produção em Outras Linguagens” com 60% dos votos. Participou também da Mostra CineBH em outubro e em novembro participou da 35a Mostra Internacional de São Paulo e participará da Mostra Cinema Popular Brasileiro em Macaé e Rio das Ostras, do Festival Nacional de Cinema de Petrópolis e do Primeiro Plano, festival de cinema de Juiz de Fora . 
Enquanto aguarda propostas para distribuição nos cinemas, Malditos Cartunistas tem potencial para passar em festivais de cinema e de HQ internacionais em lugares que têm tradição de quadrinhos e humor gráfico como Portugal, França, Bélgica, Argentina, Chile e Estados Unidos.


Ficha técnica:
Malditos Cartunistas, documentário, 93min, Rio de Janeiro, 2011. MiniDV
Filmado, escrito, produzido e dirigido por Daniel Garcia e Daniel Paiva.
Produção Executiva por Daniel Garcia, Daniel Paiva, Cavi Borges e Sandra Maya.
Edição por Daniel Paiva
Direção de arte por Daniel Garcia
Pesquisa de imagens por Daniel Garcia e Daniel Paiva.
Animação e finalização por Daniel Tumati e Luke Bosshard.
Edição de Som e Mixagem por Bruno Espírito Santo
Trilha Sonora: Fanfarra Paradiso
Produtoras: Daniéis Entretenimento, Cavídeo Produções e Tarja Preta

seja o primeiro a comentar!