Convidados

ALEXANDRE DAMAS

Alexandre Damas é diretor de arte desde 1997 do Grinta Publicitária. Integra o “Grupo Vigilante” ao lado de Anderson Cabral. Atua na produção da HQ “Projeto Anticorpos”. Relacionado ao projeto, Damas está na produção de um game em 3D. Participou também da publicação independente “Sentimentos” projeto que idealizou junto com seu irmão Adams Damas.


ALEX GUENTHER

Ilustrador, designer gráfico e publicitário, Alex Guenther atua como quadrinista desde 2003, contando com 5 revistas em quadrinhos independentes editadas com o apoio das Leis de Incentivo a cultura, contextualizando o resgate cultural do Vale do Itajaí.
Foi o idealizador e organizador do primeiro coletivo de artistas catarinenses na produção de uma revista em quadrinhos, intitulada: “Catacomics, quadrinhos independentes” . Publicação trimestral que reunirá novos artistas a cada edição.



ANDERSON CABRAL

Anderson Cabral integra o Grupo Vigilante ao lado de Alexandre Damas. Com esta parceria  também atua na produção HQ “Projeto Anticorpos” e está na elaboração de um game em 3D, que é baseado na HQ Projeto Anticorpos. Atualmente está colorindo alguns trabalhos para o mercado americano.


ATAÍDE BRAZ

O roteirista Ataíde Braz mudou-se de Pernambuco para São Paulo em 1977. Conheceu o desenhista Roberto Kussumoto, o que resultou na produção da HQ “O Bode” publicada pela revista Spectro da Editora Vecchi. Ataíde também atuou na revista Klik da Editora Ebal. Mudou-se para Curitiba onde produziu roteiros para a Grafipar e editou também títulos como "Sertão & Pampas" e "Especial de Quadrinhos". De volta a São Paulo adaptou "Os 120 Dias de Sodoma" para a editora Press e esteve presente na formação da Nova Sampa Editora, atuando na edição de gibis eróticos, e no lançamento de dois novos títulos de quadrinhos “Sussurros Sinistros” e “Drácula”. Formou uma nova parceria com Neide Harue, desenhista estilo mangá.
Ao longo de  1990 Ataíde escreveu quadrinhos "hard core" para álbuns da Bélgica, França e Holanda, entre outros, por intermédio da agên­cia belga Commu. Nestas séries encontram-se "Garota Tatuada", com desenhos de Kussumoto e "Drácula", com Neide Harue.
Ao lado de Flávio Colin em 1994 lança pela editora Sampa a graphic novel:” Mulher Diaba no Rastro de Lampião”. Ataíde Braz ficou afastado do mercado editorial por cerca de 13 anos, recentemente voltou com novos roteiros, um deles é a HQ “Mermaid” com os desenhos do artista italiano Umberto Buffa.
Fontes: Gibindex e Meu Herói


DANIEL ESTEVES

Daniel Esteves é professor nos cursos de Roteiro, História em Quadrinhos, Mangá e diretor da Escola HQEMFOCO e nas aulas de Quadrinhos nas Escolas Técnicas Estaduais: José Rocha Mendes e Horácio Augusto da Silveira. Graduado em História  pela USP , o roteirista, possui no currículo vários cursos de Roteiro e Quadrinhos além do curso técnico de Desenho de Comunicação. Esteves  também é editor das publicações HQEMFOCO, e de conteúdo dos cursos e do site HQEMFOCO.
O quadrinhista é o ganhador do Troféu HQ MIX  de 2006 com o prêmio de Roteirista Revelação.
Tem  a participação em publicações do quadrinho nacional: : “FRONT”, “Quadreca”, “Garagem Hermética”, “Quadrinhopole”, “Subterrâneo”, entre outras. Também publica tiras na nova fase do jornal Correio Paulistano. Editou a revista Nanquim Descartável, que inclui personagens de sua autoria,  também realizou a produção da revista Vida Breve.
Recentemente lançou as revistas 3 Tiros e 2 Otários em parceria com Caio Majado e O Louco, a Caixa e o Homem com o desenhista Will responsável pela arte e design.
Fonte: 4Mundo


CAIO MAJADO

Caio Majado começou a trabalhar profissionalmente com ilustrações, ainda jovem, com 16 anos. Logo após se especializar na área montou um estúdio com dois sócios, onde desenvolveu diversos trabalhos como ilustrador. Ilustrou para editoras como Editora Nobel, Daemon, Via Lettera, Editora do Brasil, Editora Abril. Colabora todo mês na seção de cartas da revista Men’s Health, entre outras. Realizou trabalhos para a Kaiser, Whiskas, Sundow e Timore Cinema.  Conquistou o premio HQ Mix com a HQ “A mosca no copo de vidro e outras histórias”. Lançou EM 2008ª  revista em quadrinhos “Consequências”.  Em 2011 fez os desenhos da HQ “Orixás – do Orum ao Ayê” que aborda a criação do mundo conforme a mitologia africana.
Atualmente trabalha como freelancer, é professor da Academia Brasileira de Artes (ABRA) e está divulgando seu mais recente trabalho “3 Tiros e 2 Otários” com roteiro e direção de Daniel Esteves.
Fontes: Cazulo4Mundo e Freela


FRANCISCO MEDINA

Francisco Medina nasceu em 1971, em São Paulo. É formado em Administração de Empresas, Comércio Exterior e Computação e com pós graduação em Negócios Internacionais. Após trabalhar em grandes corporações com Wal-Mart, McDonalds, Shell, Bosh e Banco do Brasil, começou a atuar no turismo. O prazer de viajar fez com que mudasse de ramo, atualmente é empresário e dirige a Naiade Viagens. Autor de literatura fantástica, lançou recentemente lançou “A Fada e o Bruxo, seu romance de estreia neste universo.


GERSON LODI-RIBEIRO

O escritor de ficção científica teve seus primeiros contos publicados em fanzines como “Boletim Antares” e “Somnium” na década de 1980. Publicou duas noveletas na versão brasileira da Asimov’s: “Alienígenas Mitológicos” e a história alternativa “A Ética da Traição”. "A Ética da Traição", também foi publicada na revista semiprofissional francesa “Antarès--Science Fiction sans Frontieres”, editada por Jean-Pierre Moumon, é reconhecida como um clássico moderno da ficção científica brasileira. Autor da noveleta de premiada “A Filha do Predador”, das coletâneas “Outras Histórias…”, “O Vampiro de Nova Holanda”, “Outros Brasis e Taikodom: Crônicas”, e dos romances “Xochiquetzal: uma Princesa Asteca entre os Incas” (história alternativa). Também participou das coletâneas “Imaginários v. 1” e “Space Opera”, e editou “Phantastica Brasiliana”, “Como Era Gostosa a Minha Alienígena!” e “Vaporpunk”. Em 2011 lançou “Guardiã das Memórias” pela editora Draco.


GONÇALO JÚNIOR

Gonçalo Júnior  é advogado e jornalista ligado aos quadrinhos. Atuou no movimento dos fanzines nos 80, editou o fanzine “Quadrinhos Magazine". Trabalhou no jornal Gazeta Mercantil, no Jornal da Bahia, no Bahia Hoje, Tribuna da Bahia, e colaborou em publicações como Folha de S. Paulo, Carta Capital, Bravo! e Imprensa. É autor dos livros: “País da TV” (Conrad, 2001), “Alceu Penna e as Garotas do Brasil” (Cluq, 2004), “A Guerra dos Gibis - a formação editorial brasileira e a censura aos quadrinhos, 1933-1964” (Companhia das Letras, 2004), “Tentação à Italiana - um perfil dos mestres do erotismo contemporâneo” (Opera Graphica, 2005), “O Homem-Abril” (Opera Graphica, 2005) e “Benício - um perfil do mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema” (Cluq, 2006).  Também publicou os quadrinhos: “Claustrofobia” (Devir, 2004), com ilustrações de Júlio Shimamoto, e “O Messias - um filme mudo em Quadrinhos” (Opera Graphica, 2006), com arte de Flávio Luiz.
Fonte: Rquadrinhos


JOSÉ SALLES

José Salles é professor de História, escritor, roteirista e editor da Editora Júpiter II. Já produziu fanzines como Heróis em Ação, Gibizada, Gibizóide e Gibizêra. Também é o autor de “O Obscuro Cárcere da Solidão” (Editora Ateniense, 1996) e “Vidas Solitárias” (Arte Pau Brasil Editora, 1996), este último foi adaptado para os quadrinhos por Marcelo Marat e Emanuel Thomaz e publicados pela Editora Marca de Fantasia em 2005. Foi o criador da SM Editora, onde publicou HQs de seus personagens e de outros quadrinhistas nacionais.
Hoje atua ativamente com o quadrinho autoral brasileiro graças ao seu trabalho desenvolvido na Editora Jupiter II. A editora independente edita e vende edições de autores nacionais com a publicação de diversos gêneros.
Fonte: Bigorna.net


LAUDO FERREIRA JR.

Laudo Ferreira Júnior criou em parceria com Omar Viñole o Estúdio Banda Desenhada em 1996, mas a trajetória profissional do autor começou bem antes, nos anos 80, com  publicações na Editora Press em São Paulo. No mesmo período também atuou como chargista,  o resultado deste trabalho foi a criação  de “A voz do Louco”, série de tiras que durou até os anos 1990. Já em 1995 realizou a adaptação do filme “À meia-noite levarei a sua alma” de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Com esta adaptação Laudo conquistou o Prêmio HQ Mix em 1996 como melhor “Graphic novel” de 1995.
Publicou a HQ “Subversivos: Companheiro Germano” com roteiro de André Diniz em 2000. Também criou a personagem Tianinha para a revista “Sexy” e manteve-se como ilustrador trabalhando em editoras.
Em 2007 deu início a criação da série em quadrinhos “Histórias do Clube da Esquina”, um registro histórico do movimento musical mineiro dos anos 70 que ajudou a construir a “Música Popular Brasileira”. Um ano após recebeu o Prêmio Ângelo Agostini de Melhor Desenhista de 2007, da Associação de Cartunistas e Caricaturistas de São Paulo.
Criou outras HQs: “Yeshuah” (Devir Livraria) e adaptações de “Auto da barca do inferno”, de Gil Vicente, (Editora Peiropolis) e  “Elogio da loucura”, de Erasmo de Roterdan (Editora Larousse).
Em 2011 o projeto sobre a história dos músicos mineiros é retomado e lançado pela editora Devir  com 48 páginas.
Fontes: 4Mundo e Capitaldarte


PAULO MAFFIA
  
Paulo Maffia é o jornalista responsável pela seleção, pesquisa e edição das revistas em quadrinhos Disney publicadas pela Editora Abril. Radialista, editor, pesquisador e profissional a cultura pop, Maffia atua na Editora Abril desde 1995. Em 2004 tornou-se o responsável pela edição dos quadrinhos Disney. Na mesma editora trabalhou com os heróis da Marvel e DC Comics e com os quadrinhos dos “Os Simpsons”. Foi criador e diretor de revistas independentes “Sci-Fi News” e “Sci-Fi News Cinema”, e de um selo de livros de Ficção Científica. Além de editor, atua como jornalista, com artigos publicados em revistas e jornais como o Estado de S. Paulo e A Tribuna. Maffia também é apresentador do programa “Claquete”, sobre cinema, televisão, seriado e afins, na Bestradio Brasil.


RAFAEL COUTINHO

O quadrinhista Rafael Coutinho é formado em Artes Plásticas pela UNESP. O artista de  São Paulo explora vários formatos, do vídeo ao papel. Como diretor e animador produziu dois curtas-metragens diretor “Aquele Cara” de 2006  e “Ao Vivo” de 2008. Integrante do grupo Base-V, Coutinho produziu murais, exposições e publicações de arte experimental. Desde 2007 expõe seus trabalhos na galeria Choque Cultural (SP).  Com os quadrinhos participou de publicações como “Bang Bang”- (Devir), “Contos dos Irmãos Grimm” (Desiderata), “MSP + 50” (Panini).  Também é editor do projeto MIL, a primeira edição, Drink, foi escrita e desenhada por ele.
Coutinho também foi o responsável pelos desenhos da HQ "Cachalote", lançada pela editora Cia. das Letras em 2009. A HQ possui 300 páginas e foi feita em parceria com o escritor Daniel Galera. Recentemente o quadrinhista lançou a HQ “O Beijo Adolescente”. Criada para o portal de quadrinhos do IG, é uma narrativa que trata uma estranha epidemia que se espalha por adolescentes em um cenário urbano. Rafael Coutinho também está divulgando seu projeto “Gazarra”, em que quadrinhistas são convidados para criar pôsteres conceituais com a linguagem dos quadrinhos.
Fontes: OmeleteFolha,e Itiban


RENATO GUEDES

Renato Guedes é ilustrador desde 1998, trabalhou como freelancer fazendo ilustrações publicitárias e storyboards. Em 2000 trabalhou para agência PDV promocional, onde realizou trabalhos para marcas como Kinder, Natura, 51. Fez diversos trabalhos com o Magic Eye Studios, ilustrou livros de R.P.G. para a “Mongoose” (Inglaterra), capa da “Batman Premium” (ed. Abril) e para a “Dungeons&Dragons”. Guedes fez capas para revistas do Estúdio Ópera Graphica. Em 2002 sua carreira volta-se para o mercado americano quando assina um contrato com a Art&Comics. Desde então ilustra grandes títulos como: “24 Horas”, “Stargate”, “Smallville”, “Adventures Of Superman”, “Superman”, “Action Comics” e a minissérie “O.M.A.C”. Em 2011 lançou seu 1° Artbook, uma compilação de trabalhos, estudos, esboços e processos de criação.
Atualmente Guedes está como artista exclusivo da Marvel Comics desenhando  Wolverine e Vingadores.
ROD REIS

Rod Reis é colorista, ilustrador e podcaster. De São Paulo, capital, o artista começou a trabalhar como colorista desde os anos 90 na Editora Trama colorindo “Blue Fighter”, “Mortal Combat”, “Holy Avenger”. Os primeiros trabalhos fora do Brasil, “RazorJack” e “Starship Troopers”, foram feitos em parceria com Sam Hart. Para o mercado americano começou na revista “Dungeons and Dragons:Legend of Huma” para a “Devils Due”.  Com a revista do “Superman”, desenhada por Ed Benes, fez seu primeiro trabalho para a DC Comics, depois seguiu como colorista de “Supergirl”, “Infinite Crisis”, “Teen Titans”. Atualmente é colorista regular da DC Comics.
Fonte: Rod Reis


SAMICLER GONÇALVES

Formado em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina em 2007, Samicler Gonçalves é o quadrinhista responsável pela criação da revista Cometa. Em 1994 desenhou a primeira aventura do Cometa, mas a primeira publicação da revista veio em 2004 com a terceira aventura da série.  Em 1994 com a parceria com dois amigos lançou a revista em quadrinhos “Força Total (UBC)” , que durou apenas dois numero.  Entre 1993 e  2004 o quadrinhista seguiu seu trabalho com ilustrações publicitárias e aulas de desenho. Em 2007, a revista Cometa nº 7, foi eleita pela Revista Mundo dos Super-Heróis como o melhor lançamento nacional de quadrinhos. Samicler foi eleito em 2008 como melhor desenhista brasileiro de quadrinhos pelo site Bigorna.
 O quadrinhista também é o proprietário da SG Arte Visual em Chapecó, onde concentram uma agencia publicitária, uma escola de artes e um estúdio de animação.
Fonte: Wikipedia


SILVIO ALEXANDRE

Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica como a Coleção Zenith e a Coleção Star Trek, da editora Aleph, além do selo Unicórnio Azul, da editora Mercuryo. Foi editor executivo da Devir Livraria, especializada em livros de RPG [Role Playing Game], fantasia, ficção científica, horror e quadrinhos. Também foi gerente de marketing da Conrad Editora e da Pixel Media, empresas especializadas em quadrinhos. Criou e coordena a coleção Ópera em Quadrinhos, da Scipione. Atuou como jurado em Festivais de Humor e Quadrinhos e do CineFantasy. É organizador do “Fantasticon - Simpósio de Literatura Fantástica”, e dos Festivais de Quadrinhos da Fnac, em São Paulo, Brasilia, Curitiba e Porto Alegre. É membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX, o principal prêmio dos quadrinhos no Brasil. É colaborador do programa Entrelinhas, da TV Cultura.
Fonte: www.universofantastico.com.br


WILL (Wilson André Filho)

O quadrinhista e designer gráfico Will é o criador do super-herói “Sideralman”. O personagem idealizado em 2000, teve suas aventuras publicadas em 2004 pelo fanzine  “Subterrâneo”, também criado pelo quadrinhista. Will também tem duas revistas  lançadas com histórias do  do “Sideralman”. É um dos fundadores do Núcleo de Quadrinhos Oswald de Andrade e criador do ZineVirtual. Em 2007 ganhou dois Troféus HQMIX, Melhor Fanzine, com o “Subterrâneo”, e Melhor Prozine com “A Mosca no Copo de Vidro e outras histórias”. No mesmo ano recebeu menção honrosa de Melhor Desenhista no 1º Troféu Alfaiataria de Fanzines.
Em 2008 criou, “Demetrius Dante”, o detetive do absurdo, e em 2010 teve participação na coletânea “MSP+50”. Ativo no cenário do quadrinho independente nacional, Will participa do coletivo Quarto Mundo e conta com publicações na área: “Almanaque Contos da Madrugada”, “Space Opera”, “Camiño di Rato”, “Tempestade Cerebral”, entre outras.
Recentemente Will foi o responsável pela arte e design da revista “O Louco, a Caixa e o Homem” com o roteiro e edição de Daniel Esteves
Fontes: Bigorna.net e petisco.org

E mais convidados de Londrina e região:
André Coelho
Eloyr Pacheco
Sergio Vasconcellos
Rogerio Katsuda
Andre Bacchi
Juka
Paulo Kenji
Lucas Tanaka
Sergio Vasconcellos
Gustavo Machado
Sassá (Brutal Redneck)
Matheus Toledo (Asgard RPG)
Fernando Borghi (Tongo Comics)
Elton Silva (Tongo Comics)


Continue lendo...