Institucional

O Londrina Comic Con é uma retomada dos eventos de histórias em quadrinhos realizados em anos anteriores. Em outubro de 1991 coordenada por Eloyr Pacheco, foi realizada a Exposição de Histórias em Quadrinhos no Catuaí Shopping, de Londrina. Estiveram presentes o quadrinhista e escritor Lourenço Mutarelli, Marcatti (considerado o “pai do underground brasileiro”), Sergio Figueiredo Pinto (na época editor-chefe da Abril Jovem), o especialista em Quadrinhos Key Imaguire Jr, entre outros. Após este, mais dois eventos foram realizados, um em 1996 no mesmo local, e em 1997 no Museu de Artes de Londrina. 
No mesmo ano, Eloyr Pacheco mudou-se para São Paulo onde publicou títulos como Jornada nas Estrelas, Senninha, Will Eisner Spirit´s Magazine, Planeta dos Macacos, Sandman, Preacher, Monstro do Pântano, Homem-Animal, entre muitos outros. Ganhou reconhecimento através de vários prêmios, entre eles, o Troféu Jayme Cortez, Ângelo Agostini e HQMix. Em 2008 retornou para a cidade de Londrina e realizou o SESC em Quadrinhos, que contou com a presença do pessoal do Quarto Mundo e do premiado ilustrador Ivan Reis (Lanterna Verde).
SESC em Quadrinhos realizado em 2008
Com a intenção de criar em Londrina uma base sólida de produção de Histórias em Quadrinhos, Eloyr Pacheco sedimentou a AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina, que, desde então, realiza trabalhos com quadrinhos na região. Entre eles a revista em Quadrinhos comemorativa dos 50 anos da Exposição Agropecuária de Londrina, produzida para a Sociedade Rural do Paraná, e Escorpião de Prata, que já teve lançamento e sessão de autógrafos na HQMix Livraria e no Fest Comix. Por meio de um coletivo de produção a AQL também publica os fanzines “Deu Nisso?!”, “Fanzineria” e “Manicômio”.
Nestes 20 anos foram realizados eventos como Londrina Comic Con, no Museu de Arte de Londrina; Dia D RPG; Semana do Quadrinho Nacional (1ª Edição e 2ª Edição, que contou com a presença de Rafael Albuquerque, desenhista que trabalha no premiado título Vampiro Americano, de Stephen King), ambos no SESC Londrina, e o Projeto Ilustre Convidado, que trouxe para a cidade nomes como Álvaro de Moya (pioneiro da TV Brasileira), Andre Coelho (Miss Marvel), Klebs Junior (diretor da Impacto Quadrinhos), Renato Arlem (Capitão América), Ibraim Roberson (X-Men) e Marcelo Mueller (Lady Death).
Segunda Semana do Quadrinho Nacional,
realizada no Centro Cultural Eloyr Pacheco
Também foram realizadas palestras, oficinas e cursos em diversas escolas de Londrina e região. Entre estas atividades, está o Curso de Extensão em Produção de Histórias em Quadrinhos na UEL – Universidade Estadual de Londrina, ministrado por Pacheco que também coordenou o projeto SESC em Quadrinhos, com oficinas de desenho e produção de HQ em contra turno escolar.  




Continue lendo...